O que é benzenismo


Benzenismo é um conjunto de sinais, sintomas e complicações decorrentes da exposição aguda ou crônica ao benzeno. As exposições agudas ocorrem em altas concentrações apresentando sinais e sintomas neurológicos. Já as exposições crônicas ocorrem na presença de baixas concentrações de benzeno por um grande período laboral e apresentam sinais e sintomas clínicos diversos, podendo ocorrer complicações a médio ou a longo prazos, localizados principalmente no sistema hematopoiético (formador de sangue).

As alterações que a exposição ao Benzeno promovem são anormalidades quantitativas e/ou qualitativas sobre a forma e a função das células:

Leucopenia: diminuição dos leucócitos, que são em parte responsáveis pela defesa do organismo. A diminuição pode se dar em um ou vários tipos de leucócitos: neutrófilos (neutropenia), linfócitos (linfopenia), eosinófilos (eosinopenia), basófilos (basofilopenia), monócitos (monocitopenia). Isto ocorre em função de uma menor produção das células na medula óssea ou de uma maior destruição destas nos tecidos. A diminuição de neutrófilos, basófilos e/ou eosinófilos também é chamada de agranulocitose.

Leucocitose: aumento dos leucócitos.

Trombocitopenia ou plaquetopenia: diminuição das plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.

Macrocitose: células vermelhas aumentadas de tamanho e possivelmente com alteração no transporte de gases.

Pontilhado basófilo: estrutura anormal no citoplasma das hemácias.

Hiposegmentação do núcleo dos neutrófilos (anomalia de Pelger): uma alteração morfológica dos neutrófilos.

Macroplaquetas: plaquetas com tamanho aumentado.

Aplasia de medula (pancitopenia): depressão generalizada da medula óssea que se manifesta por uma redução importante de todos os tipos de células.

Eosinofilia: aumento de eosinófilos.

Leucemias ou cânceres do sangue: existem vários tipos: leucemia mieloide aguda (LMA), mielomonocítica (LMMoA), monocítica (LMoA), promielocítica, aguda indiferenciada, linfoide aguda (LLA), mieloide crônica (LMC), linfoide crônica (LLC), eritroleucemia.

#Benzenismo